segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Capital humano

O desenvolvimento exige o crescimento das habilidades, conhecimentos e competências das pessoas, o que tem sito conceituado como “capital humano”. Quanto maior o capital humano, melhores as condições de desenvolvimento.

Investir em capital humano significa investir, sobretudo, em educação, mas também em outros fatores relacionados à qualidade de vida, tais como as condições de saúde, alimentação, habitação, saneamento, transporte, segurança etc, sem as quais a educação, por si só, não consegue atingir seus objetivos.

Não é possível existir desenvolvimento sem que as pessoas desenvolvam suas potencialidades.

Também se fala muito do capital humano como principal fonte do valor. O valor não está apenas nos bens físicos, mas, sobretudo, nos bens intelectuais, nas tecnologias, no conhecimento aplicado, nos softwares, no design, no marketing etc.

Quem pode promover o desenvolvimento? As pessoas. O desenvolvimento não é resultado automático do crescimento econômico, é o resultado das relações humanas, do desejo e da vontade das pessoas de alcançarem uma melhor qualidade de vida para todos. O desenvolvimento depende da adesão das pessoas, da decisão de se colocarem como sujeitos sociais. Portanto, a qualidade do desenvolvimento depende da qualidade das pessoas, ou seja, do capital humano.
 
Fonte: SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário