terça-feira, 19 de abril de 2011

Arezzo retira "Pelemania" da lojas


Por: EcoD

gl�ia pies vestida de produtos da arezzoGlória Pires vestida com as roupas das marcas. Críticas no Twitter e Facebook fizeram a diferença./Foto:Divulgação

A Arezzo retirou nesta segunda-feira, 18 de abril, a coleção “Pelemania” de todas as lojas no Brasil. O motivo do recolhimento foram as pressões causadas por consumidores da marca nas redes sociais, que criticaram o uso de peles exóticas nas roupas da coleção.
A marca de calçados e acessórios brasileira informou, através de sua assessoria,que mais de 90% da linha é fabricada com pele sintética e que apenas em uma bolsa foi usada pele de raposa. Em outros produtos, existem apenas detalhes com pele de coelhos. Mais de 80% dos produtos da empresa são feitas com couro bovino ou ovino.
Após o lançamento, a página da marca no Facebook ficou recheada de depoimentos contrários a atitude da empresa, inclusive mostrando fotos de animais mortos e comentários reprovando a nova linha. No microblog Twitter, a hashtag#arezzo ficou em primeiro lugar no trending topics brasileiro durante  o final de semana.
Toda essa repercussão negativa na Internet, fez com que a empresa retirasse os produtos com as chamadas peles exóticas das prateleiras e escrevesse um comunicado sobre o assunto publicado no seu site.
No documento, a empresa se diz não-responsável “pelo debate de uma causa tão ampla e controversa”, mas que “por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas”, conclui a nota.
Mais prejuízos
Para o advogado e coordenador da Comissão de Defesa e Direitos dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Ribeirão Preto, Jorys Cesar Hegedus, a Arezzo vai ter mais prejuízos financeiros. Para ele, a retirada de alguns produtos com peles exóticas não será o maior problema.
A empresa “sentirá no bolso o impacto negativo” que o lançamento da nova coleção causou entre os clientes. “A população pode boicotar a empresa e isso já é um diferencial” , afirmou o especialista.
Outra questão levantada por Hegedus foi sobre a autorização que a Arezzo possui do Ibama para utilizar as peles desses animais: “O abatimento é feito de forma humanitária, para que não sofram, como está previsto pelas normas?”, questionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário