quinta-feira, 14 de abril de 2011

Verdinhos Maneiros 2

As opções de roupas com conceito verde crescem e as possibilidades de matéria-prima ampliam. Aquela idéia institucional ou meio “hiponga” já veio abaixo a muito tempo. Atualmente existem marcas que trazem ao mercado roupas  bem legais e desejáveis pelos antenados da moda. Marcas como Osklen, Reserva Natural, Hering, Farm, Éden, New Order e muitas outras estão cada vez mais fortes com as suas coleções confeccionadas com o máximo de compromisso sócio-ambiental possível.
Para você entender melhor, veja aqui algumas opções de materiais ou produções que tornam a sua roupa uma escolha mais consciente:
Juta: uma lona vegetal que se decompõe em apenas dois anos quando jogada fora. Para se ter uma idéia do seu benefício, o algodão leva 10 anos e o poliéster chega a 100 anos.
Borracha reciclável: um exemplo é o látex natural da Amazônia desenvolvida pela Universidade de Brasília.  
Tecido orgânico: são aqueles que não fazem uso de processos químicos abrasivos.
Fibra PET: a partir da reciclagem das garrafas plásticas. E ainda há marcas que utilizam as tampas para o processo de desbotamento dos jeans.
Lona de caminhão: material de grande durabilidade e resistência, que pode ser reaproveitado na confecção de bolsas, calças, jaquetas e acessórios.
Couro de peixe (tilápia): a pele de animais criados para a alimentação evita o lixo orgânico.
Tingimento natural: a partir de água e elementos naturais, como anileira.
Outros: fibras de coco, couro vegetal, pupunha replantada, PVC reciclado, reaproveitamento de material.

Ações sociais, investimentos em pesquisas, replantios de árvore para a neutralização de carbono, instalações operacionais das produções adequadas e respeito as normas de proteção ambiental são medidas que também fazem da roupa um produto sustentável. As Havaianas, por exemplo, tem parceria com  o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) que acompanha a conservação da biodiversidade brasileira. Já a Éden, certificadas pela Now (Natural Organic Association) e pela IBD (Instituto Bio Dinâmico) obedece as leis ambientais.

Fonte: Vitaplena

Nenhum comentário:

Postar um comentário