terça-feira, 21 de junho de 2011

Loja virtual que reúne diversos Designers, Ong´s e Pequenos Artesãos

A Eco.lógica Design é uma loja virtual que reúne vários designers brasileiros que empregam a sustentabilidade nas suas produções. Utilizam madeiras renováveis, materiais reciclados, recicláveis e resíduos reaproveitados. A loja propõe contribuir para a sustentabilidade do planeta com a criação, produção e comercialização de objetos de design ecologicamente corretos.
A designer Isabela Castelo, proprietária da Eco.Lógica Design, diz que é fundamental oferecer produtos sustentáveis no mercado, principalmente no momento em que a sociedade precisa repensar os atuais padrões de produção e consumo. “Há anos estamos produzindo e consumindo objetos sem nos preocuparmos com o impacto disso no meio-ambiente. Sob esta perspectiva, torna-se imperativo o exercício de empreendedorismo capaz de oferecer novas formas de nos relacionarmos com nossas necessidades básicas e também supérfluas”, defende Isabela.
A loja virtual traz os trabalhos de vários designers, pequenos artesãos e ONG’s, em resposta à crescente demanda de consumidores interessados numa postura cada vez mais consciente do ponto de vista ambiental. “Mas o consumidor precisa ficar atento com a estratégia chamada de ‘green washing’, em que a empresa ‘vende’ a imagem de um produto sustentável, ecológico ou de baixo impacto ambiental, mesmo que tais características não estejam presentes”, alerta a designer.

O poder de atração do eco-design
O design tem um papel relevante no processo de concepção, onde um produto precisa incorporar muito além do aspecto estético. Ele deve questionar os materiais utilizados assim como seu impacto ambiental ao longo de sua vida útil. O papel do eco-design é unir estética, funcionalidade e redução do impacto ambiental na criação de um produto.
Segundo Isabela, cabe ao designer a decisão consciente em todos os momentos da produção. “Aspectos como matéria-prima utilizada, impacto ao longo da utilização do produto, otimização dos processos e da vida útil do produto, economia de recursos e energia, redução de desperdícios e otimização das embalagens, são, muitas vezes, responsabilidade do designer no processo de criação de um produto”.

Confira abaixo alguns produtos disponíveis na Eco.lógica Design:

ecologica Eco.lógica Design: produtos sustentáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário