terça-feira, 21 de junho de 2011

Lixeira Ecológica e Ecopet são exemplos de projetos sustentáveis da Ecogeraes

O design sustentável está gerando alternativas práticas, inspirando iniciativas que podem ser adotadas pela população ao incentivar a consciência ecológica. A Ecogeraes traz o design criando soluções empregando de materiais que tradicionalmente não seriam mais reutilizados.

LIXEIRA ECOLOGICA 011 Ecogeraes mostra como o design pode ser sustentável
A Lixeira Ecológica incentiva a coleta seletiva (Foto: Ecogeraes)

A Lixeira Ecológica da Ecogeraes é um dos projetos que foi desenvolvido a partir de uma oportunidade de reciclagem de materiais improváveis. Desde janeiro de 2010 está em vigor uma lei que proíbe a utilização de galões de água mineral após três anos da sua fabricação. Para evitar o descarte irregular, o designer Thomas Ananias Gonçalves criou a Lixeira Ecológica, feita de galões de água e cabos de vassouras. O coletor cria uma utilidade para os galões vencidos e incentiva a coleta seletiva, podendo ser instalada em qualquer lugar.
O designer responsável pelo projeto defende que a sustentabilidade depende de iniciativas que abrangem o cidadão comum. “O incrível da sustentabilidade é que ela não depende de governos ou iniciativas privadas, podendo partir de nós, cidadãos comuns, através de ideias simples como a Lixeira Ecológica”, explica Thomas. Ele chama a atenção para o papel dos designers, que podem transformar a realidade através de ideias criativas dando um destino sustentável ao lixo.
Juntamente com a Lixeira Ecológica desenvolveu-se o Ecopet, um suporte para transportar garrafas retornáveis, refrigerantes ou cervejas. Feito de PET, é leve, artesanal e totalmente reciclável, evitando o descarte incorreto de PETs e sacolas plásticas no meio ambiente. “Com os projetos, o meu principal objetivo é educar a população com alternativas práticas, ajudando futuras gerações a ter consciência de que o meio ambiente deve ser preservado”, diz Thomas.

ECOPET 01 Ecogeraes mostra como o design pode ser sustentável
O Ecopet é um suporte para transportar garrafas retornáveis, refrigerantes ou cervejas (Fotos: Ecogeraes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário