terça-feira, 25 de outubro de 2011

Designer cria vestidos e sapatos utilizando papel, o resultado é incrível!



















  Faz muito tempo nutrimos paixão por arte em papel. Enfeites feitos com papéis de seda que embrulharam nossas roupas criam um efeito moderno, impactante e extremamente delicado, além de ser totalmente diferenciado! Usamos essa técnica para uma comemoração de quinze anos ao ar livre. 
  Destacamos também o Origami, técnica milenar japonesa que proporciona através da dobradura, uma grande fonte de estímulo e criatividade para crianças. Torna-se sustentável na medida em que usarmos papel que seria descartado (papéis de presente, resíduos de papel de escritório, resíduos de bolsas coloridas) para a criação de peças que podem ser usadas em diversas ocasiões: aniversários, oficinas infantis, eventos em escolas, feiras. Sempre uma oprotunidade de estimular a criatividade e a sustentabilidade na primeira infância.




Em nossas pesquisas sobre a arte delicada resultante do manuseio do papel, chegamos a Linda Filley, que produz sapatos e vestidos com papel reciclado. Linda se define como autodidata e artesã do papel (craft).
Em suas mãos o papel tem nova vida e beleza delicada. A reciclagem de material que seria descartado de outra forma reverte processos e soma impacto positivo para o meio ambiente. Seu trabalho é comercializado no site Paper Trail, um pequeno empório dedicado a papéis finos em Nova Iorque, que se destaca justamente pelos produtos reciclados.
  Em uma exposição seus vestidos e sapatos feitos de papel de presente, papel de parede, jornais, livros e revistas surpreendem pela semelhança com peças reais… Dá vontade de tocá-los para conferir se são mesmo de papel.
  Aqui percebemos os detalhes dos sapatos, uma técnica recente desenvolvida por Linda e que conquista pela delicadeza, riqueza de detalhes e beleza no resultado final do reaproveitamento de papel.


  Consideramos que um processo de reciclagem bem sucedido é aquele quem tem como resultado a diminuição do lixo produzido, a beleza e originalidade dos produtos obtidos pela reciclagem e o incentivo da criatividade.
  Só assim conseguiremos harmonia entre homem e meio ambiente, gerando produtos de qualidade e quebrando os preconceitos que ainda existem em relação à reciclagem. A linguagem da arte é uma grande ferramenta para todos os objetivos expostos.

Link externo: Paper Trail 
Por:Lu Jordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário