segunda-feira, 7 de maio de 2012

Consumo consciente por um mundo mais humano! Vem gente!


Fórum Local de Economia Solidária se prepara para a realização do I Bazar Campos EcoSol.


Economia Solidária envolve inclusão social, geração de renda e comercialização solidária (preços justos em feiras e bazares coletivos), além da preocupação com o meio ambiente.


 O Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes quer levar à população campista novas oportunidades de venda com a edição do “I Bazar Campos EcoSol – Economia Criativa para um comércio justo e solidário”, comercializando roupas, sapatos e acessórios seminovos e com preços bem acessíveis. O evento acontecerá na Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira, na sexta-feira, dia 11/05, das 9h às 18h. A renda será revertida ao Fundo Solidário, criado para que os grupos ligados ao Fórum tenham recursos para participar de eventos em outros municípios e estados.

Muito mais que o consumo, o Fórum, através do I Bazar Campos EcoSol, que levar às ruas os conceitos da Economia Solidária, que propõe o comércio justo e a reutilização de produtos, como ressaltou a integrante da Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária, Rosane Ribeiro.

- A população de Campos e da região ainda não ouviu falar na Economia Solidária então é chegada a hora. Em breve nós teremos o segundo, o terceiro e ai sim vamos ser conhecidos e reconhecidos pelas iniciativas inovadoras baseadas na sustentabilidade - disse.

Karla Barreto de Aguiar, que também faz parte da Secretaria Executiva do Fórum, acrescentou que, na ocasião, haverá ainda a venda de artesanato e de doces e salgados típicos, somando 10 espaços, além da tenda para o Bazar, oportunidade para a exposição de produtos já comercializados e reconhecidos por sua qualidade em outros municípios.

- Esta é uma excelente oportunidade para que a população conheça e colabore com o artesanato local. A qualidade de nosso artesanato já é reconhecida. Temos quinze artesãos com peças sendo comercializadas num Quiosque da EcoSol, em Copacabana, em parceria com o Banco do Brasil, e a partir daí fomos incluídos no Circuito Carioca de Economia Solidária – disse Karla.

A ideia do Bazar surgiu durante plenária mensal do Fórum realizada em março deste ano, discutida entre seus pares e aprovado em plenário. Conforme Nilza Franco, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF a partir deste Bazar novas ações se desencadearão para firmar esta nova política pública de economia solidária:

- Temos dois momentos importantíssimos: Um é a criação do Fundo Solidário da EcoSol em Campos dos Goytacazes a outra é uma série de ações que nos levará à criação e à manutenção do Fundo Solidário. Fundo solidário é uma prática de mutirão, de ajuda mútua entre um grupo de pessoas que se organizam em torno de um objetivo comum, como é o caso – explicou.
O Fórum existe há cerca de um ano e já conta com mais de 25 grupos autogestionários de artesãos. O I Bazar Campos EcoSol é uma realização do Fórum Local de Economia Solidária juntamente com seus parceiros: a ITEP/UENF e a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, da Secretaria de Serviços Públicos Municipais e da Guarda Civil Municipal.


Telefones de contato:

Rosane Ribeiro (Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes) - 8124-1526 / 9995-2243

Karla Barreto de Aguiar (Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes) – 9832-8603

Talita Barros (jornalista) – 9276-4038

Nenhum comentário:

Postar um comentário